SAC e Price (diferenças e vantagens).

 

Tudo o que você precisa saber sobre SAC e Price.

Tão importante quanto encontrar os juros mais baixos em um financiamento imobiliário, é optar pela forma mais adequada para pagar a unidade. As condições são determinadas pelo sistema de amortização do saldo devedor que vai fixado em contrato. E o comprador pode optar pela Tabela Price e pelo modelo SAC.

Antes de tudo, é importante que você compreenda as diferenças entre Tabela SAC e Price. De certa maneira, esses são dois modos de pagar pelo crédito solicitado ao banco e impactam de maneiras diferentes nas prestações.

A Rotina Imobiliária irá te mostrar tudo que você precisa saber sobre esse assunto!




Tabela Price

·         O que é?

Em primeiro lugar, é preciso entender o significado desse termo. Tabela Price é o nome dado ao método usado para calcular a maneira de parcelar um crédito, como o financiamento imobiliário. Nesse caso, o valor das parcelas é o mesmo do início ao fim do período de pagamento. Todavia, há vários cálculos que devem ser realizados minuciosamente, a fim de que se chegue a esse montante único conferido a cada prestação.

·         Como funciona?

A Tabela Price foi desenvolvida com o objetivo de viabilizar o pagamento de pensões e aposentadorias. O sistema foi adotado pelo mercado imobiliário com o passar dos anos. Atualmente, a Tabela Price se tornou uma das mais conhecidas e importantes formas de parcelamento de compras a prazo, tal qual o Sistema de Amortização Constante.

O cálculo da Tabela Price é baseado no valor fixo das parcelas, determinado desde o início da negociação da dívida. A partir dela, é feito o cálculo de juros de forma decrescente, visto que cada parcela quitada acaba deixando um saldo devedor. É sobre esse saldo que incidem os juros. Nessa forma de quitação da dívida do financiamento, normalmente, as primeiras prestações são formadas por juros. De forma progressiva, à medida que as parcelas vão sendo pagas, elevam os valores de amortização, e os juros são reduzidos dentro das prestações. De toda forma, permanece sempre o mesmo o valor das mensalidades, do início ao fim, com modificações somente em suas composições.


Tabela SAC

·         O que é?

Quando alguém toma um empréstimo, fica compreendido que há o compromisso de devolver o valor para quem cedeu o capital com algum prêmio inserido, uma taxa de juros, por exemplo. Em boa parte das vezes, esse valor é utilizado para financiar um bem e costuma ser devolvido em partes, o famoso parcelamento.

Porém, há um item importante que passa batido muitas vezes. Essa devolução deve ser considerada em duas linhas diferentes:  a amortização da dívida contraída e também os juros prometidos no ato da tomada do capital.  Neste sentido, um dos métodos para realizar a devolução é a Tabela SAC, ou seja, a Tabela SAC serve para abater uma dívida em montantes constantes, uma amortização constante e fixa.

·         Como funciona?

A principal característica desse sistema é trabalhar com parcelas decrescentes. Isso mesmo, nesse modelo, aquela história de preços fixos não acontece, o que pode gerar um estranhamento inicial, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Ou seja, no começo do pagamento, os juros marcará maior presença, deixando valor das parcelas maiores, mas ao mesmo tempo essa participação reduz ao longo do tempo.

Isso significa que, na prática, as primeiras parcelas serão mais altas do que as últimas na medida em que haverá menor incidência das taxas. Por outro lado, a amortização segue um ritmo constante na redução da dívida.

 

Tabela Price e SAC, qual a melhor opção?

Diante todas as informações acima, provavelmente você está se perguntando qual a melhor escolha entre Tabela SAC e Price. O que se deve ter em mente é que cada método será melhor dependendo da situação financeira do tomador de crédito.

Um exemplo é o fato de ser esperado que o indivíduo não tenha um aumento de renda considerável ao longo do tempo. Nesse caso, é melhor o sistema SAC, uma vez que a amortização é constante. Ao longo do tempo, portanto, vai diminuindo o valor real dessas prestações. Por outro lado, mesmo que a Tabela SAC tenha parcelas maiores, a amortização é maior. Assim, quanto menor for o saldo devedor, menor será a incidência de juros. Por isso, não existe resposta correta para essa pergunta. Afinal, cada método tem suas próprias vantagens, conforme veremos a seguir.

Vantagens da Tabela Price

  • O pagamento das parcelas é menor no começo do período. Assim, o tomador de crédito pode usar essa diferença para investir o dinheiro e receber um retorno sobre ele;
  • Como a taxa é fixa, as oscilações econômicas – como alta de juros, recessão e outras questões – afetam menos a parcela;
  • Geralmente, é possível oferecer prazos maiores para o pagamento do financiamento, o que é perfeito para quem não tem muito dinheiro guardado para comprar a casa própria.

Vantagens da Tabela SAC

·         O valor das parcelas é decrescente, ou seja, conforme o tempo passa, você paga menos a cada mês;

·         Em geral, os bancos tendem a preferir a metodologia SAC sobre a Price;

·         Os juros são menores se for considerado o período todo, visto que a amortização da dívida é maior.





Você pode estar se perguntando porque alguém faria a opção pela Tabela Price para um crédito imobiliário, se no final a pessoa vai pagar mais juros. A explicação é que nem sempre a escolha está nas mãos do consumidor.

 

Não basta só se esforçar e apertar as contas do mês para arcar com as prestações mais altas no início do financiamento por SAC e economizar nos juros. É preciso ter uma renda mensal que abarque o valor das parcelas. A maioria dos bancos não aprova financiamento em que as prestações mensais sejam maiores que 30% da renda familiar. Às vezes, a prestação da Tabela Price, que no começo é mais barata, cabem dentro desses 30%, mas a prestação inicial do SAC supera esse percentual. E aí é a realidade que decide pelo cliente.



 

Continue acompanhando a Rotina Imobiliária para ter acesso a outros artigos como esse!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que investir no mercado imobiliário AINDA em 2023?

Conheça os bairros em expansão em Uberlândia.

Inteligência artificial no mercado imobiliário.