Conheça os bairros em expansão em Uberlândia.

 

Região Leste cresce e atrai grandes investimentos.

 

Uberlândia tem mesmo vários atributos para morar, investir e atrair investidores, inclusive de outras regiões do país. O ano passado, entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas, a cidade foi posicionada pelo Ranking Connected Smart Cities na 57ª posição. E não para por aí. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Uberlândia está em 6º lugar como a melhor cidade mineira para viver no país.

Não é de admirar que a cada ano o número de habitantes sobe. A cidade segue com a segunda maior população do Estado, atrás apenas da capital. O município de Uberlândia registrou crescimento populacional de 1,7% em relação a 2018 e chegou a 699.097 habitantes em 2020. Para acompanhar esse crescimento, de norte a sul, a cidade recebe investimentos e cresce. Na região Leste não é diferente. Estima-se que essa região seja formada por 18 bairros oficiais e tenha mais de 130 mil habitantes.

Para atender à demanda dos moradores, ela possui em sua extensão tudo que a população precisa, desde comércio e serviços até áreas de lazer e entretenimento como clube e parques, por exemplo, o Parque do Sabiá.

 

A Rotina Imobiliária irá te mostrar como os bairros da região leste tem crescido e atraído grandes investimentos!



Granja Marileusa:

Com tamanha propriedade, empresários com o olhar visionário, tem apostado na região leste. Um dos empreendimentos que ganhou notoriedade pelo planejamento de excelência e atraiu inúmeros outros projetos é o Granja Marileusa. O bairro é projetado para ser um lugar para morar, viver, conviver, trabalhar e inovar. Além de ser o primeiro bairro planejado de Uberlândia, é um distrito de inovação, propício para que grandes empresas possam se conectar a startups, incubadoras de empresas, aceleradoras e universidades.

A área possui fácil acesso e locomoção, com conectividade em telecomunicações e oferece uso misto de habitação, escritórios e varejo. O primeiro lançamento aconteceu em 2013. Hoje, o bairro cresceu e é reconhecido no segmento de comunidades planejadas. A localização e conexão do Granja Marileusa com a cidade é estratégica. Um exemplo disso é a Av. Maria Silva Garcia, que vai conectar o Distrito Industrial ao Aeroporto, tornando o bairro um elo para a integração das regiões Norte, Sul e Central da cidade. Além disso, o bairro tem investido cada vez mais em infraestrutura para ciclistas e para um transporte público de qualidade. 

Para atrair novos negócios, o bairro foi homologado como o primeiro micro polo tecnológico de Uberlândia. Este movimento torna o local mais atraente para as empresas de tecnologia se estabelecerem, uma vez que terão uma série de incentivos fiscais. O Granja Marileusa possui energia com estrutura subterrânea, internet ultra banda larga e sistema fotovoltaico, além de acessibilidade e câmeras monitoradas para reforçar a segurança. 

O bairro Granja Marileusa já possui uma área de 1.112 mil m² construídos com infraestrutura completa. Em dez anos, o bairro já conta mais de 1.300 lotes lançados pelo Alphaville, 390 apartamentos em construção pela C&A, 200 casas construídas pela Realiza, 28 empresas de Serviços e Tecnologia, 1 universidade, a Uniube, e diversas lojas no Villa Viseu, shopping comercial que oferece praticidade e conforto no dia a dia de quem está no bairro, como mercados, restaurantes e serviços.

 

Portal do Vale:

Outro bairro que também valorizou a região é o Portal do Vale. A WV Empreendimentos, loteadora atuante na região Leste de Uberlândia, está com as obras de seus lançamentos avançadas. Com área de aproximadamente 5 milhões de m², o bairro Portal do Vale contemplará ao longo dos próximos anos novos loteamentos, com vista para a paisagem natural, inclusive com um vale, que deu origem ao nome do bairro, e terá capacidade para comportar aproximadamente 40 mil moradores.

Um dos pontos mais positivos desse novo bairro é a facilidade de acesso por uma das vias mais importantes da cidade, a Av. Anselmo Alves dos Santos. O bairro é próximo a importantes vias da cidade como as avenidas Dr. Vicente Salles Guimarães, Rondon Pacheco e Segismundo Pereira. Além disso, fica próximo a hotéis, ao lado da Praça Uberlândia Shopping, de hipermercados e centros comerciais. Nele, ainda será implantado um parque ecológico, com uma pista para caminhada com 4,5 km. O bairro será entregue com pavimentação, iluminação, água, redes de esgoto e pluvial. 

Junto com a obra do empreendimento, a empresa está implementando uma megaestrutura de um Parque Linear às margens do Córrego do Marimbondo na represa já existente. Toda essa intervenção leva em conta o cuidado com o meio ambiente.


Mais moradia:

Na última década, a região leste de Uberlândia foi a que mais se expandiu e valorizou. Desde que a ITV Urbanismo lançou o Novo Mundo, no fim de 2009, mais de 2 mil famílias tiveram a oportunidade de obter um terreno com infraestrutura completa e um terminal de ônibus utilizado por 50 mil pessoas.

Muito antes do Santa Mônica existir, o bairro mais populoso, a ITV enxergou o potencial da região Leste. Em 1964, a empresa doou a área que deu origem ao campus Santa Mônica, doou parte do Parque do Sabiá e, em 1978, também doou 350 mil m² para construção da Ceasa. Quem também investiu na região foi a JRN Empreendimentos Imobiliários. Atualmente, com foco no desenvolvimento de loteamentos abertos e planejados, agregou ao seu portfólio dois empreendimentos de sucessos lançados no setor leste de Uberlândia. O Praça Alto Umuarama e o Quinta Alto Umuarama. São dois loteamentos abertos e planejados nos moldes do novo urbanismo, que integra conceitos como planejamento viário inteligente e a construção de espaços públicos de lazer e convivência, e que tiveram todos os seus mais de 300 lotes comercializados.


Localização estratégica:

Quem também fincou estacas na região leste foi a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa). Inaugurada em 2017, ao lado da unidade II do Hospital do Câncer, a obra foi projetada e erguida em dois pavimentos seguindo um conjunto de medidas que visam a sustentabilidade da edificação. A obra custou inicialmente cerca de R$ 10 milhões, tem mais de 2.500 m² de área construída em um terreno de 6.000 m². O prédio abriga central administrativa, auditórios, duas filiais tecnológicas. Abriga ainda a unidade da Embrapa Negócios em Uberlândia.  A escolha do local para instalação do prédio foi estratégica. “A Amipa escolheu a região Leste de Uberlândia por excelente infraestrutura, com avenidas planejadas, restaurantes e empresas fornecedoras. A logística é facilitada pelos bons acessos aos eixos rodoviários – BRs 050 e 365 – além da proximidade com o aeroporto, facilitando a recepção de visitantes e o despacho de mercadorias”.

 

Clube em expansão:

A região também conta com o Tangará Clube que não para de crescer. O clube é um dos maiores complexos de lazer de Minas Gerais, com área de 140 mil m², sendo 80 mil metros de mata preservada, onde em seu interior foram construídas churrasqueiras com pias, lixeiras e suporte para redes. Depois da inauguração de um Lazy River, uma das sensações do clube, com praia artificial, quiosques e música ao vivo, foi inaugurado o Parque Aquático com toboáguas, ofurô, cascatas, piscinas aquecidas, lanchonete com 1000 cadeiras e Baby Care. O clube possui um amplo e confortável restaurante com cardápio variado e preços acessíveis. Contempla ainda quadras poliesportivas, 16 quiosques com várias opções de bebidas e petiscos e amplo estacionamento. Cerca de 30 mil famílias frequentam o clube. São em torno de 100 associados e mais de 500 empresas conveniadas.

De acordo com o empresário Odomires Mendes de Paula, diretor presidente do Tangará, o objetivo é tornar o clube cada vez melhor. “Investimos na região por ser muito próxima do centro e, principalmente, por a área, que era uma fazenda, ter uma reserva de mata atlântica favorável a esse tipo de negócio”, enfatiza.


Especialistas em planejamento urbano, explicam que o desenvolvimento urbano é necessário, porém é preciso que haja integração. Nesse contexto, o órgão gestor tem um papel fundamental. O ideal é que para a região Leste, o órgão gestor tenha um Masterplan. Isso implica em um planejamento urbano, com ligações viárias e definição de uso e ocupação do solo. A prioridade é reduzir deslocamentos. Os empreendimentos são de alta qualidade e com certeza vão fazer diferença nesse setor, mas precisam estar integrados, pensando no todo. O órgão gestor precisa fazer este papel junto à sociedade. A definição de áreas institucionais e sistemas viários, os empreendimentos devem atuar juntos de modo que todos os cidadãos possam ser beneficiados.

Acompanhe a Rotina Imobiliária nas redes sociais e veja mais conteúdos como esse!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que investir no mercado imobiliário AINDA em 2023?

Tudo que você precisa saber sobre custas e prazos cartoriais.