O que você precisa saber antes de alugar um imóvel comercial

 

Você decidiu começar o seu negócio.
O primeiro ponto é escolher o local da sua empresa, certo?
Neste artigo, a Rotina te explica as principais informações para que dê tudo certo em sua locação.

Vem com a gente!




Abrir uma empresa requer atenção em diversos pontos, como a localização adequada, decoração, fachada, entre outros. Isso sem contar que também têm os detalhes legais do negócio, então surge a pergunta: Afinal, a quais aspectos você deve se atentar na hora de alugar um imóvel comercial?

Primeiramente, vamos definir um fator essencial presente tanto no aluguel de imóveis residenciais quanto nos comerciais: o período de locação.
A Lei do Inquilinato não estabelece um prazo mínimo para essa vigência de contrato, mas durante o tempo que for estabelecido em contrato, o locador só poderá reaver o imóvel em situações específicas, como em casos de determinação legal ou quando o proprietário necessitar utilizar o imóvel.

Outro requisito importante é a clareza. Caso uma pessoa faça um contrato de locação que especifique o uso do imóvel para residência, mas o locatário faça uso comercial dele, poderá haver confusão. Isso acontece porque há um desvio de finalidade do contrato. Dessa forma, caso queira, o proprietário tem o direito de rescindi-lo.

Quais documentos são necessários?

Habite-se: é o documento que comprova que a obra está regular perante a Prefeitura.

AVCB: é a sigla para Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Tendo em vista que o AVCB é um documento do imóvel, o locador deveria ser o responsável, mas isso pode ser resolvido através de um acordo entre as partes para definir quem irá providenciar e quem irá arcar com os custos.

Laudo de Vistoria Elétrica: É outro item importante para quem quer alugar um imóvel comercial. Algumas prefeituras também podem solicitar outros laudos, como o Laudo de Vistoria Elétrica.

Alvará de Funcionamento: Estes são itens essenciais para a obtenção do Alvará de Funcionamento. Muitas empresas funcionam sem esse alvará, porém, se tiverem atendimento ao público, isto pode ser um problema. No momento em que são abertas, as empresas assinam um documento em que atestam que não irão começar a operar sem ter o alvará de funcionamento.




Por que a imobiliária é importante na intermediação de um aluguel de imóvel comercial?  

Para quem pensa em alugar, a imobiliária se responsabiliza por identificar os imóveis que se encaixam nas necessidades da sua empresa e cuidar para que nenhum documento seja esquecido, tanto da parte do inquilino como do proprietário. 

E a Rotina Imobiliária existe para facilitar todo esse processo de locação. Além de auxiliar na organização dos documentos, nós localizamos o melhor ponto para a sua empresa e servimos de intermediários durante as transações. 

 

Entre em contato com a nossa equipe e conheça as melhores soluções do mercado imobiliário de um jeito simples e descomplicado!

 

É um prazer fazer parte da sua rotina!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em 2022 devo alugar ou comprar?

Imóveis de alto padrão: É um bom investimento?

O que é cartório de registro de imóveis e qual a sua importância?